Assim que nos aproximamos do número 59 daquela rua, uma placa onde se pode ler "Mexico meets Japan", confirmamos as expetativas criadas: não se trata de um restaurante mexicano, mas também não é um japonês como vulgarmente o entendemos.
Além da placa, os tons convidativos que pintam a fachada, algures entre o verde e o azul turquesa, transportam-nos para outras paragens.
Se há coisa que podemos esperar de Francisco Martins – ou chef Kiko, como é conhecido – são ideias fora da caixa.
Arrojado mas fiel à sua filosofia de viajante do mundo, o que Kiko faz no seu novo restaurante é juntar as cozinhas do México e do Japão, numa simbiose que respeita os clássicos mexicanos, mas que lhe acrescenta apontamentos e técnicas japonesas.
or, música e um ambiente cosmopolita. É assim que somos recebidos no La Dos Manos, o novo restaurante de Kiko Martins.
Em plena baixa lisboeta, mesmo ao pé do Miradouro São Pedro de Alcântara, somos convidados a embarcar numa viagem de sabores que nos transporta da cultura mexicana para a cultura japonesa.
Conhecido por servir comida do mundo, Kiko Martins aposta agora numa base gastronómica mexicana, em que não faltam os tacos, os aguachiles, as tostadas e as quesadillas preparadas com katsuobushi (conserva seca de peixe), togarashi ou yuzu.
Com a elegância da cozinha japonesa e o salero da cozinha mexicana, surge o Las Dos Manos. Este novo restaurante do chef Kiko Martins não poderia ser mais irreverente.
Ao entrar somos recebidas por uma Frida Khalo e uma gueixa envoltas em flores tipicamente japonesas e avistamos duas barras, com 16 lugares, que permitem aos mais curiosos apreciar os pratos a serem confecionados.
A minha ideia era ter um mexicano high level, ou seja, com ingredientes de elevada qualidade, em que trabalhássemos o carabineiro, o caviar, bons produtos portugueses e não só.
Ao fazer os testes, percebi que havia aqui um lado japonês que se podia conjugar muito bem. Resolvi pesquisar na internet se existia algo do género e, quando não, encontrei, fiquei um pouco na dúvida sobre se faria sentido, mas resolvi arriscar.
Se há coisa que podemos esperar de Francisco Martins, ou chef Kiko, como é mais conhecido, são ideias fora das caixa.
Concretizou-as, por exemplo, n’ O Talho, que é simultaneamente loja e restaurante; na Cevicheria, que junta os sabores peruanos aos portugueses; e agora no Las Dos Manos, que acaba de abrir no Príncipe Real, junto ao Miradouro de São Pedro de Alcântara. “O Ctrl+C/ Ctrl+V nunca fez parte do meu ADN”, garante o chef, que nos recebe. “Dá-me gozo correr riscos”.
Localizado no Bairro Alto, bem no coração de Lisboa, o novo restaurante do chef Kiko é uma imperdível e saborosa viagem gastronómica.
E a visão é extamente o primeiro sentido a ser estimulado quando se entra no Las Dos Manos, o novo projeto do conhecido chef Kiko, no Bairro Alto, a dois passos do Jardim de São Pedro de Alcântara, em Lisboa.
O Las Dos Manos é, acima de tudo, duas coisas diferentes: em primeiro lugar, uma demonstração clara daquilo que o Chef Kiko quer da sua cozinha – criatividade, sabor, experiências inesquecíveis; e depois, é sem dúvida nenhuma uma das grandes aberturas do anos de 2022… aliás, desconfiamos que este vai ser mais um daqueles restaurantes-bandeira do “império” do Chef Kiko.
Porque é cool, porque está bem localizado, porque tem buzz… e, acima de tudo, porque tem comida tão incrível que facilmente se vai tornar uma referência no panorama da restauração lisboeta!
Kiko Martins (Brasil) es un apasionado del mundo. Quedó prendado por la cocina mexicana donde viajó múltiples veces. Se decidió en abrir un restaurante en donde una selección de los platillos mexicanos que lo conquistaron los presenta con un twist japonés.
Aconsejamos sentarte en la barra para conseguir disfrutar de lo que pasa en cocina mientras comes.
É a mais recente e, provavelmente, a mais ousada aposta do mediático chef Kiko Martins, um apaixonado pelos sabores do mundo. Assim que nos aproximamos da porta, percebemos pelas cores da fachada, em verde e azul-turquesa, que algo de “caliente” se passa.
O menu do Las Dos Manos abre com quatro opções de tacos, onde o clássico “Al Pastor de secretos de porco preto e ananás” encabeça a lista.
Trata-se de um mexicano descontraído cuja base são os bons ingredientes e uma preparação muito bem feita, "coisinhas boas e acabadas de fazer com toques mexicanos e o Japão lá dentro", diz-nos o próprio enquanto nos entrega vagens de edamame para entreter o estômago, dois tipos diferentes de totopos, acompanhados de guacamole, queijo e um pequeno recipiente com malagueta fumada.
O desejo de abrir um mexicano “high level” já era antigo e concretizou-se agora em Lisboa, com o Las Dos Manos. À ruralidade da cozinha mexicana, Kiko Martins juntou uma boa dose da elegância japonesa.
Ainda que recente, o feedback não podia ser mais positivo. Mesmo criando este projeto “receoso”, depois de dois anos duros de pandemia que melindram a autoestima de qualquer chef.
We will check your location suggestion and release it as soon as possible.